Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita.
A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central.
Um dos moradores pensou: “Por que deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Levarei água, pois no meio de tanto vinho, o meu não fará falta.” Assim pensou e assim fez.
Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca, para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país.
Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão. Do barril saiu… Água! “A ausência da minha parte não fará falta.” Foi o pensamento de cada um dos produtores.
Muitas vezes, somos conduzidos a pensar: “Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, isto não terá importância.” Será?
Publicado por Bispo Edir Macedo
(Li este texto e gostei mesmo muito, por isso decidi colocar no meu blog)
Todos nós somos importantes de uma maneira ou de outra.
Às vezes sozinhos nao fazemos a diferenca, porque o que pode uma formiga contra um formigueiro inteiro??? se ela avancar contra o formigueiro corre o risco de ser pisada e maltratada... e ai jà nao hà mais formiga...
ResponderEliminarMas o que é um formigueiro? um conjunto de varias formigas, cada uma com a sua propria funcao, cada uma com a sua tarefa... uma que vai procurar a comida, outra que vai buscar a comida, outra que da o alerta e assim por adiante(tambem nao sou expert em formigas, nao sei todas as suas tarefas), que seria do formigueiro senao fossem essas individualidades???